- A Economia Solidária na Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com Paulo Freire
- A formação e atuação profissional do gestor de cooperativas: comunicação e dialogicidade
- Práticas, tecnologias e intervenção social na educação profissional emancipatória
- Las capacidades funcionales para el desarrollolocal. Reflexiones teóricasy experiencias prácticas
- Extensão Popular, Economia Solidária e Formação Humana
ResponderExcluirgracias por la explicación
de posibilidades tan optimistas e ideales para el desarrollo ambiental, humano y socioeconómico en múltiples dimensiones. Por tanto, enfatizo el rol político contextual para efectuar tal perspectiva, además de las condiciones objetivas de vida que en Brasil, hoy, son impuestas y reducidas por la lógica; el terrateniente monopolista; la supresión de la gestión democrática; por los dictados capitalistas a los que hace referencia Estados Unidos; y por la expropiación de derechos, en particular para los trabajadores jóvenes.
Entonces pregunto:
¿La universidad promueve la formación sociopolítica de los sujetos hasta el punto de apropiarse de ellos para la intervención, para una acción transformadora?
Bom dia, professor! Quero parabenizá-lo pela belíssima apresentação e dizer que fiquei impactada com as ações desenvolvidas na Universidad de Granma em prol do desenvolvimento local. Nesse sentido, como forma de compreender melhor a dinâmica de funcionamento de uma das ações apresentadas, gostaria de obter maiores informações acerca do Observatorio de desarollo local: como se deu o processo de implantação? quais são os principais desafios enfrentados no processo de desenvolvimento de indicadores? em que medida o governo no processo de articulação tem contribuído para a continuidade das ações desenvolvidas dentro do Observatorio?
ResponderExcluirDesde já agradeço imensamente pela contribuição! E peço desculpas por não fazer as perguntas em espanhol.
Gleice de Oliveira Miranda
Parabéns,, professor! O desenvolvimento local envolve articulação entre os conhecimentos sociais, conhecimentos culturais e os conhecimento ensinados nas universidades. Como é escolhido as informações que comporão os relatórios enviados ao governo?
ResponderExcluirBelíssima exposição professor Ibrahin Tellez! Foi bastante esclarecedora. Saudações ao povo cubano, pelo qual tenho muito respeito e admiração. Pergunta: Quais as referências que fundamentam a concepção de Desenvolvimento Local que apresentas? Haveria possibilidade de compartilhamento dessas referências? O contato com autores através de textos (livros, artigos, ensaios, etc.) seria de grande valia para subsidiar nossas pesquisas/projetos de Desenvolvimento Local aqui no Brasil.
ResponderExcluirDesde já agradeço a atenção. Aline Santos
Parabéns! Muito interessante a sua Temática. Obrigada por compartilhar .Tivemos a oportunidade de conhecer as práticas de outras localidades de outros países . Realizar atividades juntamente com a Universidade e a realidade e necessidades da comunidade e do Município. Traz benefícios e bons retornos para os cidadãos.
ResponderExcluirIlza Alves Pacheco
Campo Grande/MS