Extensão Popular, Economia Solidária e Formação Humana


 

Comentários

  1. Prof. José Raimundo, sua fala foi muito interessante. Especificamente em relação ao aspecto teóricos do inicio da sua fala, teria alguma referência para indicar? Especificamente tratando dos significados da economia Solidária, economia social, economia popular solidária.
    Parabéns novamente

    Tatiana Losano de Abreu

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, professor! Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pela importante discussão presente na sua apresentação. Estou trabalhando em minha pesquisa do Mestrado com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e fiquei curiosa em obter maiores informações com relação ao exemplo que o senhor apresentou brevemente sobre uma incubação envolvendo as PANC. Onde posso encontrar maiores informações sobre esse processo?

    Desde já agradeço pela sua contribuição!

    Gleice de Oliveira Miranda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Muito interessante essa temática, para ser tratadas e nos permite ter acesso a novos conhecimentos e aprendizagens . Obrigada por compartilhar.
    Ilza

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela conferência, professor! Muito interessante suas reflexões, com temas bastante pertinentes e importantes. Sobre a questão da educação, o senhor trouxe algumas pistas, mas quais os principais desafios e estratégias para se conseguir efetivar uma formação humana, por meio da educação, que consiga superar o ensino "bancário" e voltado para a formação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, considerando, inclusive, os princípios da economia solidária e da extensão popular na transformação dessa realidade? Grata, Eliane Silva de Queiroz

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo o professor pela explanação desse tema tão importante, de uma forma crítica e completa! Obrigada pela partilha e reflexões. A Economia solidária e extensão popular: ferramentas essenciais no meu processo de formação. Tive algumas experiências com esses dois campos. Participei de vivências com mulheres camponesas no Vale do Jiquiriçá e vi as potencialidades em se trabalhar nessa perspectiva. No entanto, não foi algo que aconteceu com os meus colegas de curso/instituição. Dessa forma, trago a reflexão: como incluir as discussões sobre economia solidária e extensão popular nos cursos de graduação de forma ampla? E como trazer essa discussão para a Educação básica? A discussão da Economia solidária. De uma outra economia e socialidades.

    Aila Cristina Costa de Jesus

    ResponderExcluir
  6. Maria Luiza da Silva Chamarelli Santos30 de setembro de 2020 às 08:33

    Professor José, gostei muito da sua palestra. Parabéns. Principalmente porque, na questão da Universidade, em se aproximar da comunidade externa, pois muita gente ainda enxerga a Universidade como algo elitista e para a elite. Então como a Universidade pode promover essa aproximação?

    Obrigada Professor.

    Maria Luiza da Silva Chamarelli Santos

    ResponderExcluir